top of page

chapim-carvoeiro (periparus ater) - comprimento (10-11,5 cm); reproduz-se sobretudo em bosques de coníferas, geralmente com alguns a abetos altos; residente, mas nas populações do norte movem-se em grande número para sul; alimenta-se no topo das árvores ou nos ramos exteriores; nidifica em cavidades.

identificação - parece um primo pequeno e descorado do chapim-real, com cabeça preta, mancha das faces branca e grande e barra alar estreita; no entanto, a cabeça é maior e a nuca, mais cheia, chega mais até ao manto; partes inferiores amarelo-acinzentadas mais escuras em vez de amarelo vivo e sem a barra central preta; de trás é possível ver  a sua melhor característica, uma manca branca na nuca; quando agitado pode levantar uma pequena poupa, semelhante a um "espigão" minúsculo na parte posterior da coroa; dorso cinzento-azulado; além da barra alar branca nas pontas das grandes coberturas; tem ainda uma segunda barra na forma de um pequeno "colar de pérolas" ao longo das coberturas médias. - var.: as aves da grã-bretanha e da peninsula-ibérica têm dorso num tom mais verde-azeitona e não tão azul e flancos com matizes castanhos-avermelhados. na irlanda, as partes inferiores e as faces têm tom amarelado muito ténue.

voz - o chamamento são várias notas agudas e límpidas, num tom melancólico, (ex: "tuuh", "tih tuh-i"); o canto geralmente emitido do topo da árvore mais alta do território, é parecido com o do chapim-real, mas "cantado a grande velocidade" e consiste em séires muito rápidas, agudas e rangidas de um "sitchu--sitchu-sicthu-..." agudo e com tom semelhantes ao do canto.

in: guia de aves, lars svensson, assírio & alvim

Copyright © 2017-2023 by leos photos

  • Facebook Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page